Localizado próximo a cidade de Alto Paraíso existe um local que parece verdadeiramente ter sido desenhado por doendes. Uma sequência de pequenas e médias cachoeiras seguindo o leito de dois rios de águas muito cristalinas. Nas Loquinhas, os poços ganharam nomes de animais da região e até alguns nomes místicos e a trilha que antes era verde, agora se chama Trilha Violeta.
Há o belíssimo poço do Xamã, o sintuoso poço do Sol, há também o poço do Lobo Guará, da Siriema e até do mitológico Saci. Nem a Esmeralda escapa.
No passado o local era fechado, aliás o turismo não era tão bem vindo quanto os dias atuais e como a natureza do local é muito frágil, muitos moradores da região conheciam as Loquinhas e mesmo os que conheciam, tinham resistência em levar pessoas lá, justamente para não danificar nada. E a natureza ali continua assim frágil, mas os atuais administradores construiram uma trilha suspensa de madeira que leva a todos os poços dos dois rios que foram o cenário.
A estrutura recém construída formou um jardim com uma bela variedade de plantas e flores na entrada, há uma lanchonete, banheiros e acessibilidade para as principais cachoeiras até para cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida. Crianças e idosos também são bem vindos e conseguem visitar com tranquilidade estas belíssimas cachoeiras.
Os riachos das Loquinhas se juntam pouco depois com o recém nascido rio São Bartolomeu, que já foi a principal fonte de água e energia elétrica da cidade de Alto Paraíso. O rio São Bartolomeu por sua vez, desce seu leito passando pelo povoado do Moinho e seguindo seu curso se juntando ao rio Macaco e depois ao rio São Mateus na região de Terra Ronca.
Melhor época
O melhor período de visita fica nos meses de abril a julho, após a época de chuva. Durante o período de dezembro a março também é bom, desde que não esteja nublado. No período de chuvas a água não fica tão transparente há risco de pé d’água. Nos períodos de seca, dependendo da severidade da seca, as nascentes ficam fracas e pode cessar a maioria das cachoeiras. Então não é um bom local para visitar neste período.
Histórias, Mitos e Estórias
Há um muro que dizem ter sido construído por escravos e passa bem na recepção das Loquinhas. Não encontrei nenhum morador antigo que soubesse descrever este muro e é o único local na Chapada dos Veadeiros que conheço onde há um muro de pedra dividindo alguma coisa. Alguns acreditam que o muro tenha sido construído no primeiro povoamento da região por volta do século XVII.
As Loquinhas, talvez pela sua proximidade ao pé da serra que contorna a cidade de Alto Paraíso, também era tida como um local onde seres intraterrenos circulavam. E, para alguns, estes seres não são os “bonzinhos” e portanto era recomendado evitar esta região.
Quando adolescente meu medo na verdade era de outro ser também muito respeitado, o dono. O proprietário da fazenda era bravo, não gostava de visitas e tacava o gado literalmente em cima de nós e ele não era nada pequeno, como imagino que os intraterrenos seriam.
Como visitar
De Alto Paraíso é possível ir a pé em uma caminhada no cerrado por cerca de 40 minutos ou de carro em poucos minutos.
- Localização: (clique aqui)
- Preço nominal: R$ 40,00
- Local com acessibilidade: Sim
- Estacionamento: Sim
- Requer Guia: Opcional
A contratação de guias é opcional. Veja mais sobre guias aqui.
Onde se Hospedar
O melhor local para se hospedar para conhecer as Loquinhas é na cidade de Alto Paraíso. Para quem gosta de caminhar, é possível ir a pé inclusive.
Veja mais opções de hospedagens aqui.