Onde se hospedar para apreciar o melhor da Chapada dos Veadeiros?
Escolher o melhor local para se hospedar na hora de conhecer a Chapada dos Veadeiros é uma aventura. Há tantas opções que a decisão errada pode dificultar significativamente a forma como você vai conhecer a Chapada. Para auxiliar nesta decisão, descreverei o que você encontrará em cada opção.
Primeiramente vamos esclarecer. Muito maior do que o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, é a região denominada Chapada dos Veadeiros. Esta região é composta pelos municípios de (1) São João D’Aliança, (2) Alto Paraíso, (3) Cavalcante, (4) Teresina de Goiás, (5) Colinas do Sul e (6) Nova Roma. Sendo que em Alto Paraíso, há também os vilarejos de (2.1) São Jorge e (2.2) Moinho e em Cavalcante há também as comunidades quilombolas (3.1) Kalunga do Engenho II, Vão de Almas, Vão do Moleque, Ribeirão de Bois e outras que ainda não estão abertas ao turismo. Claro que não é todo o território destas cidades que faz parte da Chapada dos Veadeiros.
Como é uma área muito grande, a escolha de onde ficar pode ser feita pensando nos atrativos de cada cidade ou vilarejo, como também no tipo de público, ambiente ou passeio que você procura.
Os principais municípios da Chapada dos Veadeiros dispõem também do CAT (Centro de Atendimento ao Turista). Este espaço público-comunitário tem informações úteis aos visitantes sobre as atrações da região, como chegar, em quais o guia é necessário e onde se hospedar. É um excelente ponto de recepção para os visitantes de primeira viagem.
1) São João D’Aliança
Com cerca de 12 mil habitantes e localizada a 150 quilômetros de Brasília, a cidade de São João D’Aliança carrega o título de Portal da Chapada dos Veadeiros. Neste município começa os limites da região da chapada. A cidade teve forte colonização sulista e tem na agropecuária sua principal fonte de renda. As atrações turísticas por aqui ainda estão no início e por este motivo é mais dificil obter informações e guias na região. É também a maior cidade em população no território da chapada.
Como o turismo não é a atividade principal em São João D’Aliança, somente as pessoas que vivem aqui ou buscam conhecer a cidade é que circulam por aqui. Por este motivo é tipicamente uma tranquila cidade de interior goiano. Possui bares e restaurantes simples, música sertaneja tocada em alto volume e uma única avenida principal. Nas tardes de domingo, é possivel presenciar toda a comunidade muito bem vestida a caminho da Igreja para participar da tradicional missa dominical.
Há opções onde se hospedar em São João D’Aliança, contudo a grande maioria não é voltada para o público do turismo, esse fato não é um problema. Entretanto, estas hospedagens geralmente não tem estrutura para orientar os visitantes sobre os locais turísticos da região.
Como Chegar
De Brasília são cerca de 150 quilômetros de distância. Siga sentido Formosa pela BR-030 até o trevo que dá acesso a BR-010, que por sua vez será renomeada para GO-118 quando terminar os limites do Distrito Federal.
Rota aqui.
Onde se hospedar
- Atos Hotel possui fácil localização e melhor acesso para a cidade. É um hotel tradicional, com muitas suítes. Oferece uma hospedagem completa e simples, ar-condicionado, estacionamento e café da manhã.
- Eco Pousada Terra da Betania oferece conforto e tranquilidade em um ambiente mais caseiro e com café da manhã.
- Eco Pousada Rebendoleng é uma autêntica pousada construída por um bioconstrutor. Com vasto conhecimento da história da região e das atrações, o seu Geraldo construiu junto com sua esposa este cantinho especialmente acolhedor na Chapada.
- Outras opções de onde se hospedar em São João D’Aliança você encontra aqui.
Principais atrações
- Cachoeira do Label
Descoberta ou redescoberta em 2002, esta belíssima cachoeira de 187 metros de altura é a maior cachoeira da Chapada dos Veadeiros. - Cânion Bocaina do Farias
Os habitantes locais acreditavam que era a cratera do demônio e por este motivo não se aproximavam deste terrível local. Felizmente, os curiosos resolveram enfrentar seus demônios e descobriram uma fascinante formação de cânion com belíssima cachoeira dentro. - Cachoeira do Bonito
Cachoeira de água transparente e poço convidativo para banho. Uma das cachoeiras de mais fácil acesso de São João D’Aliança. - E tem mais…
Há diversas outras atrações na região além das cachoeiras e mirantes da Serra Geral que aguardam sua visita.
Serviços locais
- CAT: Sim, na entrada da cidade
- Principal acesso: Asfalto pela GO-118
- Polícia: Sim, na entrada da cidade
- Bancos: somente Itaú
- Farmácia: Sim
- Mercado: Sim
- Correio: Sim
- Caixa Eletrônico: Itaú e 24 Horas no posto de combustível próximo ao CAT
- Serviços para veículos: há mecânico, borracheiro e posto de combustível
Como é possivel observar, São João D’Aliança é uma daquelas cidades que reservam com timidez, riquezas que só serão descobertas por aqueles que insistirem a desvendar seus encantos. Com a discrição de não ser ainda alvo principal dos turistas da chapada, há muita aventura e diversão à sua espera.
2) Alto Paraíso de Goiás
Sem dúvida é o principal destino dos viajantes da Chapada dos Veadeiros, sede do misticismo do planalto central. Foi aqui, nesta cidade de 8 mil habitantes, que eventos internacionais aconteceram na virada do milênio atraindo turistas não só pela natureza, mas também pelos mistérios da região. Além das cachoeiras, montanhas, cânions, vales etc. Em Alto Paraíso existiu um “Discoporto”, relatos repetidos de avistamentos e até uma loja especializada em artigos ufológicos.
Diferente de sua vizinha São João D’Aliança, Alto Paraíso tem no turismo sua fonte principal de renda e com apelo ecológico e sustentável. Há lojas, hospedagens e restaurantes incríveis. O turista aqui é bem servido com uma cidade que melhora sua infraestrutura dia a dia. Para quem se hospeda em Alto Paraíso, o acesso às atrações de São Jorge e Moinho é fácil e rápido.
Na minha opinião, a cidade de Alto Paraíso oferece a melhor condição de onde se hospedar para conhecer a Chapada dos Veadeiros. Está posicionada no centro entre as atrações e tem a melhor estrutura.
Como Chegar
De Brasília são cerca de 220 quilômetros de distância. Siga sentido Formosa pela BR-030 até o trevo que dá acesso a BR-010, que por sua vez será renomeada para GO-118 quando terminar os limites do Distrito Federal.
Rota aqui.
Onde se hospedar
- Pousada Casa de Shiva provavelmente é a pousada de maior requinte da região. O preço é realmente para um público mais seletivo. Vale a pena o investimento pela sua estrutura peculiar, pelo oferecimento de pratos regionais e pelo fantástico café da manhã. É a pousada mais elogiada pelos visitantes.
- Woodstock guesthouse atrai a atenção por sua construção e localização diferenciada. Esta pousada oferece ambiente confortável, diferente, aconchegante e com visual lindo do entorno da cidade.
- Pousada Rubi Violeta esta pousada é a minha preferida! Confortável, simples, excelente custo e benefício e oferece um café da manhã completíssimo! A equipe é simpática e prestativa. É uma das pousadas mais antigas da cidade.
- Várias outras opções de onde se hospedar em Alto Paraíso você encontra aqui.
Onde Comer
- Barracão 3 Aqui você encontrará o melhor açaí da sua vida. Nesse espaço é possivel saborear as melhores receitas de vitaminas, lanches saudáveis e refeições leves.
- Cravo & Canela É um dos melhores restaurantes vegano que já tive a oportunidade de conhecer. Ambiente aconchegante e opções deliciosas, mesmo para não adeptos ao veganismo. Chegue cedo, não é um estabelecimento que fica aberto até tarde.
- Cantinho das Delícias É conhecido pelos pastéis e pela seleção de cervejas locais e premium. Ambiente descontraído e com música ao vivo. O local é ótimo e com capacidade para receber grupos maiores.
- Rancho do Waldomiro Você já ouviu falar da Matula? É um prato com carne ou vegetariano que é assado na folha de bananeira e servido com fartos acompanhamentos. Outra especialidade do Seu Waldomiro é a fabricação de licores com sabores do Cerrado. Vale a pena conhecer!
- Jambalaya Alguém aqui prefere opções gastronômicas exclusivas e requintadas? Esta é a proposta do Jambalaya. Ambiente aconchegante e intimista, frequentemente com música ao vivo de excelente qualidade.
- Massa da Mamma Que tal uma cantina italiana para variar? A Massa da Mamma é de um casal de italianos que moram na região há mais de 20 anos e oferece opções deliciosas com bons acompanhamentos.
- E há muito mais! Alto Paraíso realmente surpreende com tantas opções deliciosas a preços para todos os gostos.
Principais atrações
- Loquinhas
Bem próximo da cidade, é um local que parece ter sido desenhado. Há dois rios pequenos que se derretem em umas 15 cachoeiras de variados formatos e água muito transparente. As Loquinhas é um refúgio de descanso e diversão sem esforço. Oferece estrutura muito bem feita e na sede há um aconchegante café. (veja o artigo sobre as Loquinhas aqui) - São Bento, Almécegas I e Almécegas II
Localizadas na histórica Fazenda São Bento, que também oferece um local onde se hospedar ao estilo hotel-fazenda. As trilhas vão do fácil ao moderado. E as três cachoeiras estão entre as preferidas da Chapada. - Macaquinhos
Um complexo de cachoeiras no qual as vezes um dia nem é o suficiente, de tanta coisa que se pode fazer por aqui. É meu local preferiodo na região. - Catarata dos Couros
Uma das mais belas atrações da Chapada dos Veadeiros, a Catarata dos Couros é um destino fascinante e memorável. (veja o artigo sobre as Cataratas dos Couros aqui) - Santuário Vale Dourado
Uma fazenda com cachoeiras, rafting, piscina com água de cachoeira e um aconchegante espaço para apreciar o fim de tarde. - E tem mais…
Há diversas outras atrações na região como cachoeiras, montanhas e mirantes etc.
Serviços locais
- CAT: Sim, na entrada da cidade
- Principal acesso: Asfalto pela GO-118 e GO-239
- Polícia: Sim, na rua Palipalã (mapa aqui)
- Bancos: Banco do Brasil e Itaú
- Farmácia: Sim
- Mercado: Sim
- Correio: Sim
- Caixa Eletrônico: Itaú e Banco do Brasil
- Serviços para veículos: há mecânico, borracheiro e posto de combustível
2.1) Alto Paraíso de Goiás – São Jorge
Rústico, aconchegante e cheio de cantinhos com açaí, tapioca, pizza e outras delícias. É também próximo a São Jorge onde fica a entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e outras belíssimas atrações da região. Embora o acesso pela rodovia GO-239 seja asfaltado, as ruas internas de São Jorge são todas de terra.
A noite em São Jorge é geralmente agitada. Seja nos vários campings ou nos bares do vilarejo, é comum haver festas com forró e música ao vivo para alegrar a noite. Na dúvida, o visitante pode se dirigir a pé para a praça central e acompanhar o movimento da galera. Com certeza haverá uma tribo que é a sua vibe.
Como Chegar
De Alto Paraíso, siga pela GO-239 por cerca de 35 quilômetros. Haverá uma placa grande sinalizando São Jorge.
Onde se hospedar
- Namaste Pousada e Terapias Que tal uma pousada que além de conforto e hospitalidade, oferece terapias alternativas?
- Pousada Refúgio Simples e aconchegante, a pousada Refúgio realmente é um refúgio para os visitantes.
- Pousada Shamballa Provavelmente é a pousada mais próxima da entrada do parque e fica a poucos metros do centro do vilarejo de São Jorge. Se a intenção é conhecer o Parque Nacional, é uma excelente escolha.
- Pousada Casa das Flores Sabe aquela pousada que é cuidada com carinho e melhora dia a dia? Pois é, a Casa das Flores é das antigas e é cheia de mimos e requintes.
- Outras opções de onde se hospedar em São Jorge você encontra aqui.
Onde Comer
- Santo Cerrado Risoteria Para quem quer terminar a noite provando um risoto maravilhoso e bebendo uma caipirinha com sabores do Cerrado. Este é o lugar.
- Restaurante Buritis Tem o melhor custo/benefício com certeza. Ao melhor estilo Spoletto, o restaurante oferece porções bem servidas de massas ao gosto do cliente.
- Pizzaria Canela de Ema Se vamos de pizza, ela fica ainda melhor em grande estilo né? A pizzaria tem ótima variedade e ambiente bem decorado.
- E há mais, veja aqui uma lista de opções!
Principais atrações
- Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Dentro do parque as principais atrações são gigantes cachoeiras do Salto do Rio Preto e Garimpo, mas há também a cachoeira do Carrossel, Cariocas e os Cânions 1 e 2. Veja mais aqui. - Vale da Lua
Com formação rochosa única no planeta e um rio de água muito transparente, o Vale da Lua fascina seus visitantes. Além do caminho de carro, há também uma trilha para quem quer ir a pé de São Jorge. - Raizama
No mesmo rio do Vale da Lua e com formações rochosas ainda mais exuberantes, o Raizama revela um cânion e um refúgio de rara beleza. - Segredo
Uma das mais belas cachoeiras da Chapada dos Veadeiros, mas só para quem tem disposição de fazer a trilha de 6 quilômetros. - Mirante da Janela e Cachoeira do Abismo
Uma atração de fora do parque, mas que oferece um visual incrível das maiores cachoeiras do parque. A trilha tem 6 quilômetros e leva até um bem estruturado deck de madeira para aproveitarmos o momento no mirante da Janela. - E tem mais…
Há diversas outras atrações na região como cachoeiras, montanhas e mirantes etc.
Serviços locais
- CAT: Sim, na entrada da vila
- Principal acesso: Asfalto pela GO-239
- Polícia: Sim, próximo ao CAT
- Bancos: Não
- Caixa Eletrônico: Não
- Farmácia: Sim
- Mercado: Sim
- Correio: Não
- Serviços para veículos: Não
2.2) Alto Paraíso de Goiás – Moinho
Alternativo. O povoado do Moinho não tem prioridade no turismo, mas tem algumas atrações interessantes. O Rio São Bartolomeu, que nasce na junção das Loquinhas com a Trilha Violeta, ganha mais volume e segue pela estrada cruzando também o povoado do Moinho.
Há uma comunidade alternativa no Moinho, moradias bem simples e habitantes não muito acostumado a receber turistas. Há camping no Moinho, talvez até alguma hospedagem, mas desconheço as opções. De qualquer forma, pela proximidade, é uma ótima opção centralizar a hospedagem em Alto Paraíso.
Como Chegar
De Alto Paraíso, desça pela Av. Ari Valadão Filho e depois continue pela Av. João Bernardes Rabêlo que ela se tornará a continuação da GO-239 sentido Moinho. A estrada aqui é de terra e são cerca de 12 quilômetros até o vilarejo, a maioria de descida.
Onde se hospedar
Até o momento em que escrevo este artigo, não há hospedagens com reserva no Moinho. Por este motivo o melhor local para se hospedar é em Alto Paraíso.
Onde Comer
Até o momento em que escrevo este artigo, não há restaurantes comerciais no Moinho.
Principais atrações
- Cachoeiras Anjos e Arcanjos
Belíssimo e tranquilo par de cachoeiras que estão bem fora do circuito popular e turístico. - Cachoeira Simão Correa
Fora da rota turística, só se chega nesta belíssima cachoeira com disposição para encarar a temperamental estrada de terra e depois superar a difícil trilha de 14 quilômetros com guia. - Dois Córregos
Recebe este nome, pois é o ponto em que o Rio São Bartolomeu recebe as águas do córrego da Água Fria. Este local, embora simples, é a diversão para as crianças que vivem na região.
Serviços locais
- CAT: Não
- Principal acesso: pela GO-239 de terra
- Polícia: Não
- Bancos: Não
- Caixa Eletrônico: Não
- Farmácia: Não
- Mercado: Não
- Correio: Não
- Serviços para veículos: Não
3) Cavalcante
Julião Cavalcante, o garimpeiro que encontrou ouro no córrego Lava Pés, tornou a região tão conhecida, que atraiu a atenção de outros garimpeiros. E o que antes era uma referência, se tornou o nome do município mais antigo da Chapada dos Veadeiros. Esta história ocorreu no início do século XVIII e no fim do mesmo século o garimpo na região perdeu a força.
Hoje, com menos de 10 mil habitantes, a cidade de Cavalcante quase não tem fontes de renda além do turismo e mesmo assim, é recente. O município detém a maior parte do território do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, mas ainda não há acessos liberados por aqui. Porém, há na região locais incríveis e ainda pouco conhecidos pela maioria dos visitantes. Embora a queridinha da região seja a Cachoeira Santa Bárbara, há muito mais a ser conhecido por aqui.
Onde se hospedar em Cavalcante é uma pergunta comum para quem nunca visitou a cidade. Com ares de interior goiano, a cidade oferece variadas opções de hospedagens que não deixarão nenhum viajante desabrigado.
Como Chegar
De Brasília são cerca de 330 quilômetros de distância. O viajante deve seguir no sentido Formosa pela BR-030 até o trevo que dá acesso a BR-010, que por sua vez será renomeada para GO-118 quando terminar os limites do Distrito Federal. Basta seguir nesta estrada até a cidade de Teresina de Goiás. De lá, pegará a BR-241 e seguirá pelos primeiros 24 quilômetros desta rodovia.
Rota aqui.
Onde se hospedar
- Chácara Canto da Mata se te parece confortável uma hospedagem no cerrado, onde até da sacada da casa se tem a privilegiada paisagem para o pôr do sol, com certeza o Canto da Mata vai agradar.
- Chácara Recanto das Pedras aconchegante e do estilo hostel, o Recanto das Pedras oferece conforto e ótimo custo e benefício.
- Pousada Aruana completa, muito aconchegante e com excelente reputação. É a pousada mais conhecida na cidade.
- Outras opções de onde se hospedar em Cavalcante você encontra aqui.
Onde Comer
- Encanto da Pizza O nome é muito bem apropriado. Pizzas leves com sabor rico e ambiente aconchegante.
- Canela da Ema Comida excelente, com sabores do cerrado e ambiente confortável. Uma excelente opção para as noites pós trilha.
- Cervejaria Arace Que tal provar a cerveja da Chapada, feita com aroma e ingredientes do cerrado?
- E há muito mais! Cavalcante não tem tantas opções como Alto Paraíso, mas já oferece deliciosas opções aos visitantes.
Principais atrações
- Ponte de Pedra
Formações rochosas incríveis que fazem de uma ponte de pedra, a entrada para um Cânion que leva a água a uma imensa cachoeira. O mirante acima, oferece uma vista aberta ao horizonte da parte norte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. - Fazenda Veredas
Um acesso pela fazenda que permite a visita em 7 maravilhosas cachoeiras do complexo. A fazenda também oferece onde se hospedar e aos hóspedes, está incluso no custo o acesso para conhecer todas suas cachoeiras. Para quem vem apenas para visitar, é preciso acordar cedo para conhecer tudo. - Comunidade Kalunga (Cachoeiras Santa Bárbara, Candaru e Capivara)
Cavalcante é um ponto comum de hospedagem também para quem quer conhecer as atrações da comunidade Kalunga do Engenho II. - E tem muito mais…
Há diversas atrações próximas a Cavalcante e muitas delas não são nem mencionadas pelos guias de viagem. Locais incríveis ainda desconhecidos pelo turismo popular.
Serviços locais
- CAT: Sim
- Principal acesso: Asfalto pela GO-241
- Polícia: Sim
- Bancos: Banco do Brasil
- Farmácia: Sim
- Mercado: Sim
- Correio: Sim
- Caixa Eletrônico: Banco do Brasil
- Serviços para veículos: há mecânico, borracheiro e posto de combustível
3.1) Cavalcante – Kalunga
Foi encontrado em 1991 um remanescente quilombo ao norte da Chapada dos Veadeiros. Ao menos quatro comunidades foram reintroduzidas a sociedade. Recentemente os quilombos conquistaram a propriedade legal de suas terras e assim podem se organizar para manter viva as tradições desenvolvidas nos últimos 200 anos desde seu inicial isolamento.
Em 2003 a comunidade foi aberta à visitação e pouco a pouco, maravilhosas cachoeiras foram apresentadas ao público. Dentre elas, uma das mais queridas das redes sociais, a Cachoeira da Santa Bárbara. Contudo, há uma constante preocupação com a manutenção do estilo de vida e da cultura dos Kalungas para que esta continue fazendo jus ao nome. Kalunga significa Lugar Sagrado no idioma Banto, originado na África.
A comunidade não oferece muito onde se hospedar, por este motivo muitos viajantes se hospedam em Cavalcante, que é a cidade mais próxima. Não chega a ser uma má opção, dependendo da época do ano ou das preferências do grupo.
Como Chegar
De Cavalcante, siga pela estrada de terra GO-241 por cerca de 27 quilômetros. A estrada não é muito boa, mas veículos de passeio conseguem chegar.
Onde se hospedar
- Camping Kalunga O camping da Bell, como também é conhecido, oferece bom espaço para camping e estrutura completa com eletricidade, cozinha, banheiro etc.
- Não há muitas opções de onde se hospedar aqui na comunidade, mas você ainda verá duas ou três opções de camping. Por este motivo os viajantes se concentram na cidade mais próxima de Cavalcante.
Onde Comer
- Na comunidade Kalunga há poucas opções. São restaurantes pequenos e locais e alguns é preciso fazer uma reserva ainda de dia para se ter opção na janta.
- Próximo ao CAT da comunidade Kalunga, há uma lanchonete que oferece lanches muito bons para as trilhas.
Principais atrações
- Cachoeira Santa Bárbara
A querida da Chapada dos Veadeiros, a Santa Bárbara surpreende os visitantes com a beleza em nada discreta de seu poço, com águas azul turquesa e queda suave de pelo menos uns 15 metros. É a cachoeira de visitação mais concorrida. - Cachoeira Candaru
Belíssima. Esta cachoeira enorme oferece dois poços para banho e água transparente esverdeada. - Cachoeira Capivara
Bem próxima do povoado Kalunga, esta cachoeira é aconchegante além de ter um mirante lindo ao fundo, ela tem duas quedas. - E tem mais…
Verdadeiros tesouros são encontrados por aqui, há o complexo da Prata que é belíssimo, temos a preferida dos nativos que é a São Felix, entre outras. Vale a pena investir alguns dias na região sem dúvida.
Serviços locais
- CAT: Sim, na entrada da vila
- Principal acesso: Terra pela GO-241
- Polícia: Não
- Bancos: Não
- Caixa Eletrônico: Não
- Farmácia: Não
- Mercado: Sim, mas bem pequeno
- Correio: Não
- Serviços para veículos: Não
4) Teresina de Goiás
Cidade quase que de passagem, com apenas 3 mil habitantes e emancipada como cidade somente em 1988, Teresina de Goiás está situada no caminho entre Alto Paraíso e Cavalcante. As hospedagens e restaurantes aqui são mais voltadas aos moradores da reunião, pois nela fica o entroncamento da estrada que liga Brasília ao Tocantins e noroeste goiano. Não há apelo turístico na região, mas há algumas belas cachoeiras a serem conhecidas.
Como Chegar
De Alto Paraíso sentido Cavalcante pela GO-118, siga por 66 quilômetros nesta bela e tranquila estrada.
Onde se hospedar
- As opções de hospedagem em Teresina de Goiás são poucas. É mais interessante para o turista seguir e se hospedar em Cavalcante ou Alto Paraíso.
Onde Comer
- As opções de alimentação em Teresina de Goiás são poucas, mas é possível encontrar restaurantes típicos goianos próximos ao centro da cidade e da parada de ônibus.
Principais atrações
- Cachoeira Poço Encantado
Uma imponente cachoeira de uns 30 metros de altura, com um poço acessível por uma confortável praia e acesso bastante facilitado. Há hospedagem, piscina e restaurante no local e é tudo de muito fácil acesso. - Cachoeira Custa me Ver
Somente conhecida pelos locais praticamente, é uma cachoeira pequena e escondida no leito do rio. - Cachoeira da Força
Cachoeira de fácil acesso, bom para quem não quer ou não pode pegar trilhas. A cachoeira é bonita, mas pode ficar bem seca dependendo do período do ano. - E tem mais…
Teresina tem outras cachoeiras pouco conhecidas, mas a maioria das atrações divulgadas na região já pertencem ao município de Cavalcante.
Serviços locais
- CAT: Não
- Principal acesso: GO-118 e GO 241
- Polícia: Sim
- Bancos: Não
- Caixa Eletrônico: Não
- Farmácia: Sim
- Mercado: Sim
- Correio: Não
- Serviços para veículos: Sim
5) Colinas do Sul
A cidade possui forte potencial turístico, há cavernas, cachoeiras, águas termais, rios e desde meados do ano 2000, há também a instalação da Usina da Serra da Mesa, que embora tenha infelizmente inundado diversos sítios arqueológicos, também oferece lazer a região. A cidade tem cerca de 3 mil habitantes e aqui se juntam os rios Tocantinzinho com Maranhão nesta represa da usina.
Várias das atrações que estão em Colinas do Sul, são indicadas como se fossem de São Jorge, devido à proximidade, mas já estão na região do município de Colinas do Sul.
A represa da usina de Serra da Mesa, com mais de 1700 quilômetros quadrados é mais de 30% maior do que Itaipu com seus 1300 quilômetros quadrados.
Como Chegar
De Alto Paraíso sentido São Jorge, continue pela GO-239. São 71 quilômetros de Alto Paraíso.
Onde se hospedar
- Há poucas pousadas em Colinas, mas você não fica sem opção. Há também opções de pousada para quem gosta de ficar as margens da represa. Para isso, passe a cidade de Colinas do Sul e siga pela GO-239 mais alguns poucos quilômetros até o fim dela.
Onde Comer
- A especialidade da região é comida típica goiana com as variedades de peixe da época.
Principais atrações
- Cachoeira das Pedras Bonitas
Uma cachoeira no rio Tocantinzinho. O local oferece hospedagem simples, lanchonete e é muito fácil o acesso. - Encontro das Águas
Aqui se encontram os rios São Miguel (o mesmo do Vale da Lua, Raizama e Morada do Sol) com o rio Tocantinzinho. Local muito bonito, mas com difícil acesso. - Represa da Unida Serra da Mesa
Uma das maiores represas da américa, ainda maior que Itaipu. Próximo há diversas atrações como pesqueiros, locais bonitos para ver, acampar, a usina da Serra da Mesa e as paisagens ao seu redor. - E tem mais…
Colinas do Sul só é conhecido por poucos e pelo pessoal que frequenta a região. É o fim da Chapada dos Veadeiros. Por este motivo alguns dos passeios você só descobre lá.
Serviços locais
- CAT: Não
- Principal acesso: GO-239
- Polícia: Sim
- Bancos: Não
- Caixa Eletrônico: Não
- Farmácia: Sim
- Mercado: Sim
- Correio: Não
- Serviços para veículos: Sim
6) Nova Roma
A cidade foi incluída recentemente como área protegida do território do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Nova Roma é praticamente um vilarejo com aproximados 3 mil habitantes que têm seu sustento da agricultura. Aqui não há apelo turístico e a cidade até precisa de auxílio para o desenvolvimento.
Nova Roma teve a sua área protegida, denominada como Chapada de Nova Roma, incluída dentro dos limites do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros pelo decreto de 2017, que ampliou os limites do parque.
Como Chegar
De Alto Paraíso sentido Moinho, siga pela estrada de terra GO-239. São 111 quilômetros de estradas precárias de terra para quem vem de Alto Paraíso. (clique aqui)
Onde se hospedar
- Até o momento, desconheço as opções de hospedagem em Nova Roma.
Onde Comer
- Até o momento, desconheço as opções de alimentação em Nova Roma.
Principais atrações
- Cachoeira Paredão do Céu
Bela e enorme cachoeira com grande poço de água transparente que ainda é pouquíssimo conhecida. - Será que há mais?
A região de Nova Roma é protegida devido a sua formação e os rios São Bartolomeu ganham volume em direção ao rio Paranã. É provável que há mais belezas pouco conhecidas por aqui.
Serviços locais
- CAT: Não
- Principal acesso: GO-239 (terra)
- Polícia: Sim
- Bancos: Não
- Caixa Eletrônico: Não
- Farmácia: Não
- Mercado: Sim
- Correio: Não
- Serviços para veículos: Não